A Airbus SE anunciou nesta última semana os seus resultados financeiros e de desempenho do 1º semestre do ano, juntamente com os dados do 2º semestre de 2019.
A receita total da Airbus no 1º semestre de 2019 foi de € 30,9 bilhões, um novo recorde, visto que em 2018 a empresa teve no mesmo período uma receita de € 25,0 bilhões.
O EBIT Consolidado foi de € 2,5 bilhões no 1º semestre de 2019.
O EBIT ajustado da Airbus saltou de € 867 milhões no 1º semestre de 2018 para € 2,3 bilhões nos primeiros seis meses do ano.
O lucro líquido foi de aproximadamente € 1,2 bilhões.
De acordo com a Airbus, o melhor resultado foi impulsionado pelas melhorias nas atividades de aeronaves comerciais da Airbus. Vale ressaltar que neste ano a Airbus não sofreu um severo atraso na linha de produção do A320neo, como em 2018.
Entregas e novas encomendas
A Airbus entregou no 1º semestre de 2019 cerca de 389 aviões comerciais, com destaque para 294 aviões da família A320 entregues no período. Nas outras linhas, a Airbus entregou 21 aviões da família A220, 17 do modelo A330 (incluindo o A330neo), 53 unidades do novo A350, e mais 4 unidades do Airbus A380.
A Airbus Helicopters entregou 143 helicópteros nesse período, um leve crescimento em comparação com 2018.
A destacar, no período dos primeiros seis meses a Airbus recebeu 213 encomendas brutas de aeronaves, mas cancelamentos de diversas companhias trouxeram o número total para baixo, com apelas 88 encomendas líquidas.
No total a Airbus tem 7276 encomendas firmes para entregar, e se continuar no mesmo ritmo de produção, a empresa levaria aproximadamente 9 anos para entregar todas essas aeronaves.
A meta da Airbus é produzir entre 895 e 905 aviões em 2019.
Melhorias
A Airbus disse que seu resultado financeiro poderia ser melhor ao longo desse primeiro semestre, porém a empresa teve algumas despesas, que impactaram negativamente em € 436 milhões no EBIT Consolidado.
Segue abaixo um resumo das despesas da Airbus
Um montante negativo de € -208 milhões relacionado à suspensão prolongada de licenças de exportação de defesa para a Arábia Saudita pelo governo alemão, dos quais € -18 milhões foram registrados no segundo trimestre de 2019;
Um custo negativo de € -136 milhões referente ao programa A380, dos quais € -75 milhões foram contabilizados no 2º trimestre de 2019.
A Airbus decidiu neste ano por um ponto final ao A380, deixando de produzir a aeronave em 2021.
Um impacto negativo de € 90 milhões de outros custos.